Sabemos que o mercado de locação de imóveis está em constante crescimento, e para proprietários e inquilinos, a segurança é uma preocupação primordial.
Os proprietários desejam proteger seus bens, e os inquilinos querem garantir que estão fazendo um uma negociação segura.
Neste blogpost, selecionamos 5 dicas para fornecer maior segurança no processo de locação de imóveis, beneficiando ambas as partes envolvidas.
6 dicas para fornecer mais segurança no processo de locação de imóveis
1. Análise de crédito detalhada
Uma das medidas mais importantes para garantir a segurança na locação de imóveis é a verificação de crédito do inquilino. Dica: o laudo da FC Análise, parceiro do GrupoRV, é completo e com algoritmos que realizam análises aprofundadas, fornecendo maior segurança para as imobiliárias no processo de locação.
2. Contrato de locação claro
Um contrato de locação bem elaborado é essencial para a segurança de ambas as partes. O contrato deve ser claro e abrangente, detalhando todos os termos e condições do acordo, incluindo o valor do aluguel, os prazos de pagamento, as responsabilidades das partes e as políticas de manutenção. Com a Esteira Digital Izee, desenvolvida pelo GrupoRV, é possível criar um modelo de contrato padrão com gestão 100% digital.
3. Vistorias de alta qualidade
Realizar vistorias de entrada, saída e conferência é fundamental para manter a segurança e a manutenção adequada dos imóveis. As vistorias imobiliárias garantem a conservação e reforçam o comprometimento do inquilino pela entrega do imóvel nas mesmas condições que recebeu, atuando como documento de validade jurídica. Quanto mais completas e imparciais forem as vistorias, maior segurança é oferecida para locatário e locador, e menores serão as divergências entre as partes.
4. Seguro Fiança
O seguro fiança, oferecido pelo GrupoRV, é primordial para garantir mais segurança e praticidade na hora de alugar um imóvel. Essa modalidade de seguro simplifica e agiliza o processo de locação, além de trazer mais credibilidade para a imobiliária no momento da negociação.
5. Título de Capitalização
O Título de Capitalização é uma garantia locatícia que assegura o retorno para o inquilino ao final do contrato de locação de imóveis. Mesmo que o rendimento seja baixo, ele serve como um investimento a longo prazo. É uma modalidade muito segura também para imobiliárias, já que, em caso de inadimplência do inquilino, é possível retirar o valor devido desse montante. Garantindo, assim, a segurança do aluguel e tranquilidade para locador e locatário.
6. Seguro Incêndio
Por fim, e super importante: o seguro incêndio. Essa garantia tem como objetivo proteger o patrimônio e a integridade física de quem ocupa aquele imóvel. Inclusive, esse é um dos seguros obrigatórios por lei, o que o torna essencial em todos os contratos de locação.
Quer saber mais?
Entre em contato e agende uma reunião com nossos consultores.