Há algum tempo que a vistoria imobiliária se tornou essencial para as operações de locação e venda. Isso porque a qualidade e a experiência do cliente são fatores decisivos para consumidores mais exigentes e antenados nos seus segmentos de interesse.
Seja para alugar, comprar ou vender um imóvel, as pessoas estão mais criteriosas em relação aos serviços prestados pelas imobiliárias e corretores de imóveis.
Segundo uma pesquisa global feita pela PWC, 89% dos brasileiros entendem que a experiência do cliente é essencial para a decisão de compra.
Esse cenário se confirma quando olhamos para a pesquisa CX Trends 2022. Nela, 62% dos consumidores entrevistados já desistiram de uma compra devido a uma experiência negativa durante a jornada.
Além disso, 74% dos entrevistados disseram que preferem consumir de quem oferece uma boa experiência, mesmo que gaste mais.
Diante desse contexto, a vistoria de imóveis desponta como um forte diferencial competitivo. Quem faz uma vistoria de qualidade, imparcial e detalhada não só proporciona uma imagem positiva ao cliente, como também passa a se destacar no mercado.
Nos próximos tópicos vamos te mostras como a vistoria imobiliária é essencial para a experiência do cliente. Vamos lá?
O consumidor do século XXI: como a vistoria imobiliária se tornou um serviço chave nas locações e venda de imóveis
Os últimos anos trouxeram rápidos avanços em relação a digitalização de processos. Cada vez mais as pessoas se habituaram a resolver tudo o que precisam de maneira online e, principalmente, sem burocracia.
Diante desse cenário, percebemos como a mudança de comportamento do consumidor também impactou o futuro das imobiliárias. Se antes alugar um imóvel demorava semanas, e até mesmo meses, agora esse processo pode ser reduzido a poucos dias.
Com alguns cliques é possível escolher onde deseja morar, fazer um tour virtual, enviar e receber propostas de locação, contratar vistorias e seguros, e, por fim, fazer a assinatura do contrato.
Tudo de maneira digital, sem a necessidade de deslocamentos. Isso mostra como a agilidade e a praticidade estão no DNA desse novo consumidor do mercado imobiliário.
Para imobiliárias e corretores, esse comportamento esse exige um processo de renovação para focar no que realmente está em disputa: a experiência do cliente.
O desafio vai desde atender as demandas desse público de maneira ágil, até proporcionar soluções criativas e inovadoras, que vão além do básico. E é justamente nesse ponto que a vistoria é um grande diferencial para o negócio.
Qual a importância da vistoria imobiliária?
Como vimos, a vistoria de imóveis é um serviço fundamental para garantir um negócio transparente e sem dor de cabeça. Além disso, ela traz inúmeros benefícios para todos os envolvidos: locadores, locatários, imobiliárias e corretores de imóveis.
Por lei, a vistoria não é obrigatória. Mas, é ela quem vai respaldar juridicamente todas as partes caso haja danos ao imóvel.
➡ De acordo com a lei do inquilinato, o locatário precisa devolver o imóvel no mesmo estado em que foi recebido, exceto em casos de deterioração devido ao seu uso normal. 💡
A mesma premissa vale para aqueles que alugam ou adquirem um novo imóvel. Nestes casos, a vistoria de entrada é importante para que esse processo de possa aconteça de maneira tranquila, sem prejuízos para nenhum dos lados.
Entender a vistoria imobiliária como um serviço necessário é fundamental para quem se preocupa com a experiência do cliente. Além disso, ela também se torna um dos indicadores de qualidade e eficiência do seu negócio.
Como as vistorias trazem valor para as imobiliárias?
Para além da segurança proporcionada pela vistoria, este serviço é uma maneira de demonstrar a sua preocupação e cuidado do início até o fim do processo de compra ou locação de imóvel. Isso é focar na experiência do cliente.
Separamos 4 indicadores que mostram a importância de se investir em uma excelente vistoria imobiliária. Confira:
1. Mais transparência e segurança
Sem dúvidas, esse é um dos principais fatores a ser considerado. Um laudo de vistoria imparcial, completo e bem executado vai garantir mais transparência nas suas transações imobiliárias.
Além disso, o seu cliente se sentirá mais seguro e confortável para seguir com a negociação. Afinal, ninguém quer ter dor de cabeça quando o assunto é seu lugar para morar.
2. Mais tranquilidade para fechar negócio
Quando o seu cliente sabe que você proporciona vistorias de qualidade, detalhadas e imparciais, isso os deixa mais tranquilos. Assim, ele passa a ter a certeza de que não terá surpresas desagradáveis quando alugar ou receber o imóvel de volta.
O mesmo acontece com a imobiliária. Ela acaba evitando problemas no momento da desocupação de um imóvel ou na entrega das chaves para um novo morador.
3. Evita prejuízos financeiros
Um laudo de vistoria bem feito é essencial para que as imobiliárias não tenham prejuízos financeiros no futuro.
Como mencionado antes, a vistoria garante a lisura nos processos de ocupação e desocupação de um imóvel, evitando com que a imobiliária arque com eventuais danos causados ao imóvel.
4. Reduz conflitos e evita o desgaste no relacionamento com o cliente
Uma transação imobiliária bem sucedida é aquela que todos os lados saem ganhando. Por isso, manter um bom relacionamento com o cliente é fundamental para garantir que o negócio não se desgaste e nem vire um problema no futuro.
A vistoria é uma maneira de garantir isso. Além de mostrar para o seu cliente que você se preocupa com o bem-estar dele, também é uma oportunidade para construir e nutrir uma relação de confiança.
Agora que você já sabe qual o impacto da vistoria imobiliária na experiência do cliente, que tal começar a rever seus processos de atendimento?
Cuidar do seu cliente é o primeiro passo para crescer e garantir uma reputação positiva da sua imobiliária!
E para te ajudar a otimizar ainda mais a experiência do seu cliente, preparamos um checklist com tudo que não pode faltar em um processo de locação de imóvel.
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