Não há dúvidas que a vistoria de imóvel é essencial em todo processo de locação. Mas por que isso acontece? A resposta é simples: segurança.
Muitas vezes, a busca pelo aluguel pode ser uma dor de cabeça para o inquilino. A burocracia envolvida, os processos longos e a falta de entendimento em relação ao imóvel que se busca são entraves que frustram e, principalmente, fazem as imobiliárias perderem contratos.
Com os proprietários não é diferente. Hoje, a desocupação de um imóvel é um dos fatores que mais trazem conflitos entre locador, locatário e imobiliárias.
E o que a vistoria tem a ver com esses contextos diferentes? Tudo.
A vistoria de um imóvel, seja de entrada ou saída, é mais que um serviço imobiliário. Ela é uma ferramenta imprescindível para melhorar a experiência do locatário, trazer mais segurança para o locador e reduzir os conflitos entre as partes envolvidas.
Nos próximos tópicos vamos nos aprofundar um pouco mais neste assunto. Ao longo do texto, você vai entender porque a vistoria de imóvel é uma prática indispensável em todo processo de locação. Vamos lá?
Vistoria de imóvel: entenda sua importância
Como já mencionamos, a desocupação do imóvel é uma das etapas da locação com mais conflitos e desentendimentos. Por isso o relatório de vistoria imobiliária é tão essencial para as relações locatícias.
Com ele você atesta, de maneira objetiva, se houve algum dano ao imóvel durante o período de aluguel, além de determinar o que é desgaste natural do tempo, ou não.
O relatório também é utilizado para atribuir responsabilidades de manutenção e reparos à propriedade, quando necessário. Mas esses não são os únicos motivos que fazem com que a vistoria seja imprescindível para as imobiliárias.
A vistoria de imóvel é uma prática de inspeção. Sua atividade deve notar cada detalhe do imóvel, documentar seu estado de conservação e descrever observações críticas e precisas em relação a tudo que encontrar naquela propriedade.
E essa não é uma atividade simples. Pelo contrário, fazer uma vistoria exige um olhar extremamente analítico, cuidadoso e atento. Também é preciso ter excelente capacidade de síntese e objetividade nas descrições.
Outro ponto importante em relação à vistoria de imóvel, é a sua validade jurídica. Quando constatado que foi realizada de maneira imparcial, ela se torna um documento valioso, que traz segurança para o proprietário, inquilino e imobiliária.
Por todas essas questões, é extremamente importante que a vistoria seja feita com cuidado. Além disso, o nível de detalhamento textual deve servir para que qualquer pessoa fora dessa relação possa compreender a situação do imóvel na sua ocupação.
O que você precisa saber sobre as vistorias de entrada e saída
No processo de locação, há dois tipos de vistorias: a de entrada e saída. A primeira deve ser realizada antes da entrega das chaves para o inquilino. Inclusive, é fundamental que esse laudo inicial esteja anexado no contrato de aluguel, e tenha a assinatura tanto do locador quanto do locatário.
Já a vistoria de saída é feita quando o inquilino deixa o imóvel. Nesse processo de desocupação, a imobiliária deve verificar se a casa ou apartamento foram entregues nas mesmas condições de ocupação.
Essa constatação só pode ser feita por meio de uma vistoria técnica e profissional. Além disso, deve-se ter a vistoria de entrada para realizar o comparativo entre o início da locação e as condições de entrega ao final do contrato.
Não há um ranking de prioridade entre esses dois tipos de vistorias. Pelo contrário, ambas são necessárias na locação do imóvel. O importante é entender que cada uma tem objetivos específicos, e que não é possível fazer a saída sem o relatório inicial.
5 motivos que tornam a vistoria de imóvel indispensável
Pela Lei do Inquilinato, a vistoria imobiliária não é uma prática obrigatória. Embora a legislação diga que é preciso entregar o imóvel nas mesmas condições em que ele foi locado, não existem dispositivos que digam como isso deve ser fiscalizado.
Ainda assim, isso não significa que a vistoria de imóvel deva ser descartada pela imobiliária, ou desconsiderada por locadores e locatários. Pelo contrário, essa é a única ferramenta que possibilita uma maior transparência e segurança nas relações locatícias.
➡ Preparamos uma matéria com cases de imobiliárias que contam como as vistorias ajudaram a melhorar o relacionamento com seus clientes. Confira o texto completo: Vistoria de imóveis e a desocupação: uma relação de sucesso
Agora que você já sabe como a vistoria de imóvel pode ser aplicada e sua importância para as relações de locação, preparamos uma lista com 5 motivos pelos quais você definitivamente não pode negligenciar esse serviço. Confira:
- A vistoria é o único documento capaz de atestar a condição do imóvel;
- O relatório de vistoria possibilita uma responsabilização justa e correta em relação à manutenção, danos e reparos;
- Com as vistorias detalhadas, é possível fazer uma melhor avaliação do imóvel, tanto para venda quanto para a locação;
- Caso tenha alguma obra sendo feita perto do imóvel, o relatório de vistoria é fundamental para atuar na prevenção de riscos em relação à integridade daquela propriedade;
- Com as vistorias imobiliárias é possível garantir relações de locação mais saudáveis, processos mais ágeis e menos burocráticos, além de estabelecer uma relação de confiança entre proprietário, imobiliária e inquilino.
Reforçando a importância da vistoria imobiliária
Como mostramos ao longo do texto, a vistoria tem um papel fundamental na locação de um imóvel. Ela traz tranquilidade para assinar o contrato, faz com que o aluguel se torne mais ágil, e transforma as relações de locação em um processo mais saudável.
Para as imobiliárias, investir em vistorias profissionais e imparciais traz inúmeros ganhos. Além de melhorar a gestão e administração dos imóveis, esse serviço, quando terceirizado, também pode aumentar a eficiência nos processos de locação.
Dar atenção a qualidade das vistorias que você realiza é uma maneira de mostrar aos seus clientes que há uma preocupação com a experiência que eles terão ao buscar sua imobiliária.
Desse modo, a vistoria de imóvel acaba se tornando um forte diferencial competitivo para o negócio.
Neste ebook trazemos algumas dicas de como você pode preservar a lucratividade da sua imobiliária investindo na terceirização da vistoria. Boa leitura!