Um dos principais desafios das imobiliárias hoje é otimizar o processo de locação de imóvel. Com o avanço da digitalização, e o rápido desenvolvimento tecnológico, gestores que ainda não se atualizaram vão ficar para trás.
Mas como se adaptar a essa nova realidade? Primeiro, é preciso entender quais são os principais gargalos que estão interferindo na efetivação dos contratos de locação.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2022 pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), 16% dos entrevistados relataram que a assinatura do contrato é uma das etapas mais complicadas de todo processo de compra ou aluguel do imóvel.
Isso mostra como é importante um olhar estratégico tanto para o processo de locação, quanto para a experiência do cliente. Por isso, identifique qual etapa você está tendo mais perdas, e comece a buscar soluções práticas para resolver esse problema.
Hoje, temos inúmeras tecnologias disponíveis que podem ajudar a otimizar o seu processo de locação de imóveis. O que você precisa fazer é implementar aquela que irá trazer mais resultados para a imobiliária.
Nesse conteúdo, vamos te mostrar como evitar a perda de clientes no processo de locação. Ao final, será fácil identificar qual etapa está falhando e o porquê.
Continue a leitura e descubra como otimizar os resultados do seu time de corretores.
O processo de locação é uma esteira
Provavelmente você já ouviu essa afirmação antes: o processo de locação de imóvel é uma esteira. Mas, você sabe o que, de fato, isso significa?
Bom, a explicação é simples. Imagine a montagem de um equipamento, em que cada etapa é adicionado um item específico. Ao final, aquele produto é testado, embalado e despachado. Na locação imobiliária acontece o mesmo.
Da escolha do imóvel até a entrega das chaves: todas as etapas passam por uma esteira.
Em cada uma dessas fases, tem uma pessoa ou equipe responsável para que ela aconteça. Às vezes, a mesma pessoa se envolve em diferentes etapas e em momentos diferentes. Por isso, pensar na locação como uma esteira é fundamental para visualizar o todo.
Além disso, é possível identificar onde os gargalos acontecem. Quando você visualiza um fluxo linear, com todas as etapas definidas e as responsabilidades, fica mais fácil resolver eventuais problemas.
Como otimizar o processo de locação?
Primeiro é preciso identificar em qual etapa você está perdendo mais clientes. Durante todo o processo de locação de imóvel, existem diversas atividades que precisam ser executadas por pessoas e setores diferentes.
Por exemplo, depois que o cliente escolher o imóvel, ele passa pela análise de crédito, que é responsabilidade do financeiro. Há também a etapa de contratação de garantias e solicitação de vistorias, antes da assinatura final do contrato.
Conhecer a fundo cada uma dessas etapas vai te ajudar a entender em que momento do processo de locação você precisa intervir para otimizar.
Outra ação importante para evitar a perda de clientes é conversar com a sua equipe. Os corretores de imóveis são as pessoas na ponta da operação, em contato direto com os clientes. Por isso, a opinião deles é essencial.
Por fim, use a tecnologia a seu favor. Uma vez identificado onde estão os gargalos e qual etapa precisa ser otimizada, você pode agir pontualmente no problema. Assim, terá resultados mais eficientes, além de medir o impacto das ações implementadas a longo prazo.
Quais as etapas da esteira na locação?
Agora que você já sabe como otimizar os processos de locação de imóveis, chegou a hora de entender quais são as etapas que fazem parte dessa esteira.
A esteira tem um papel fundamental na estruturação do fluxo de locação na imobiliária. Com ela, todos os envolvidos sabem o momento certo de atuar, além de centralizar documentos e informações de uma maneira prática e eficiente.
De modo geral, ela abrange:
- Início do processo de locação;
- Criação e gestão de propostas;
- Análise de crédito e garantias;
- Agendamento e gestão de vistorias;
- Assinatura final do contrato.
Ela pode ser maneira manual, feita a partir do uso de planilhas estruturadas. Ou automatizada, com a implementação de softwares e sistemas exclusivos para a gestão de locação ou venda de imóvel.
O importante aqui é conhecer profundamente a operação da imobiliária e entender o dia a dia dos corretores. Assim, você poderá estruturar a sua esteira da melhor maneira, e decidir o que faz mais sentido para a equipe.
Entenda o papel da tecnologia na esteira de processos
A digitalização das imobiliárias é uma realidade cada vez mais presente. E isso não significa, necessariamente, a mudança para uma plataforma digital. Na verdade, o processo de digitalização nada mais é do que a inclusão de novas tecnologias na rotina da imobiliária.
A automatização de processos, além de facilitar o dia a dia de todos os setores da empresa, também traz inúmeros benefícios para as operações de locação e venda de imóveis.
Em um estudo feito pela Deloitte e a Abrainc, que mostra uma previsão com as principais tendências do consumidor de imóveis, a digitalização dos processos de locação e venda figurou como um dos principais destaques para os próximos anos no setor.
Na pesquisa, a maioria dos entrevistados indicou que a internet é um dos canais de maior relevância para o início do processo de compra ou aluguel.
Além disso, 44% comprariam um imóvel de maneira 100% online, caso tivessem acesso a uma plataforma que oferecesse ferramentas para a validação da documentação de maneira transparente e segura.
Esses dados mostram que com o sistema certo integrado à imobiliária é possível reduzir a burocracia, facilitar a negociação e proporcionar uma experiência 100% digitalizada e prática aos clientes.
Em um mundo cada vez mais dinâmico, a agilidade nos processos e a qualidade no atendimento se tornaram importantes diferenciais competitivos.
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