Saiba como grandes imobiliárias utilizam a vistoria de imóveis para evitar conflitos, entregar valor, experiência e qualidade aos seus clientes.
Muito se fala sobre os conflitos gerados pela desocupação do imóvel. Hoje, esse é um dos principais gargalos das imobiliárias, que precisam buscar maneiras de lidar com todo o processo de locação, sem se indispor com proprietários e inquilinos.
Foi o que fez Lucia Shaicoski, executiva especialista em locações imobiliárias da Gonzaga Imóveis, em Curitiba-PR. Ela conseguiu evitar um processo apresentando os laudos de vistoria técnicos e imparciais.
E esse é apenas um exemplo da importância que as vistorias têm. Hoje, mais do que um serviço necessário, a vistoria bem executada, com laudos completos, detalhados e imparciais são essenciais para resguardar os direitos de todos os envolvidos em uma locação.
Até 2018, a Gonzaga Imóveis possuía uma equipe interna de vistoriadores. Com o crescimento da imobiliária, e entendendo a necessidade e a relevância desse serviço para a suas operações, foi decidido pela terceirização. Para Lucia, essa mudança foi estratégica no negócio.
— A equipe de vistoriadores tinha que ser gerida à parte, porque demanda muita coisa. É um processo de muita administração interna. E nós estávamos perdendo a mão. Ter alguém que pudesse cuidar disso, sem que a gente precisasse se preocupar no dia a dia, deu um fôlego. — explica.
Lucia ainda conta que a terceirização ajudou a reduzir os atritos e os desgastes no atendimento ao cliente.
— Para nós faz uma grande diferença você ter alguém cuidando do laudo de vistorias. Não só pelo desenvolvimento em si, mas por tudo que envolve a sua elaboração. — Conclui.
Mais segurança, transparência e tranquilidade nas transações imobiliárias
Com mais de 100 locações por mês, a URBS vem investindo na qualidade e precisão das suas vistorias. Há cerca de cinco anos, a imobiliária de Goiânia-GO viu sua demanda aumentar e a execução do serviço de vistoria não acompanhou o mesmo ritmo.
Lêssie Duarte é gerente de relacionamento prime da URBS, e explica como a terceirização desse serviço impactou positivamente o negócio.
— Com a empresa crescendo e o volume de vistorias aumentando, veio também a questão de treinamento e suporte aos vistoriadores. Para nós, além de dispendioso, também ia requerer um acompanhamento mais de perto. Então optou-se pela terceirização porque o profissional já vem pronto, e a gente ganha esse tempo. — Comenta Lêssie.
Mas, não foi apenas na otimização do tempo que a imobiliária colheu os frutos da terceirização. Hoje, os laudos de vistorias feitos pelo GrupoRV também têm auxiliado a URBS a estreitar o relacionamento com os clientes.
— A profissionalização e a terceirização da vistoria ajudaram demais a resolver os nossos conflitos. Porque esse momento é difícil, é delicado. E tendo um laudo rico você pode mostrar, comprovar e chegar em um acordo. Vou dizer assim, sem medo de errar, que em 99% das ocasiões que a gente tem algum conflito, principalmente aqui na desocupação, a gente resolve com as fotos de vistoria e com o descritivo bem feito. — explica a gerente.
E foi justamente a riqueza de detalhes e a precisão das informações na vistoria que ajudaram um cliente da URBS durante a transação de um imóvel.
Lessiê conta que o proprietário, cliente antigo da imobiliária, havia adquirido um novo imóvel para locar. Durante a vistoria de entrada, descobriu-se vícios que não haviam sido identificados no processo de venda.
— O proprietário adquiriu um imóvel e trouxe para a locação. Era uma casa que ele comprou para investir, então não morava lá e não conhecia seus vícios, mesmo que ocultos. A nossa vistoria inicial embasou esse comprador a acionar o vendedor acerca dos vícios que tinham no imóvel e a recuperar uma parte do valor pago. Então isso teve uma grande importância, porque resguardou o locatário e ainda apoiou o proprietário nessa transação. — Conta Lessiê.
Ainda que essa não seja uma situação muito comum, ela mostra a versatilidade que o uso das vistorias tem, seja para o proprietário, inquilino ou imobiliária.
Quando bem executados, os laudos de vistorias são documentos essenciais para garantir transações tranquilas, transparentes e seguras.
A tecnologia como aliada para vistorias mais eficientes
Desde que iniciou suas operações, a Lello Imóveis, em São Paulo-SP, realiza vistorias de entrada e saída. No começo, esse processo era feito de forma totalmente manual, com uso de papel e caneta para anotar o que os vistoriadores observavam nos imóveis.
Com o passar do tempo, a Lello iniciou uma verdadeira transformação tecnológica. Deixou de lado o processo manual para inserir na sua rotina vistorias mais completas e automatizadas. Giselle Oliveira é coordenadora de rescisão de contrato na imobiliária, e conta como essa mudança mudou a relação com os clientes.
— A gente já recebeu vários feedbacks positivos. Principalmente daqueles clientes mais antigos, que são da casa, que já passaram por algumas transições nos tipos de vistorias e agora estamos entregando um relatório mais completo, preciso e com mais informações. Então, ficamos muito satisfeitos quando recebemos esses feedbacks, porque mostra que estamos no caminho certo. — Conta Giselle.
Desde que iniciou essa transformação, a Lello vem investindo cada vez mais em vistorias completas, fotografadas e digitais. Atualmente, a imobiliária utiliza os serviços de vistorias do GrupoRV, que ajudou a acelerar esse movimento.
Hoje, além da robustez com que os relatórios são entregues, com fotos e descrições detalhadas, ainda são realizados testes em todo o imóvel. Esse é um dos principais diferenciais destacados por Giselle, que entende a importância do detalhe, principalmente na vistoria de saída.
— O fato de termos agora uma vistoria que realiza testes, traz pra gente a segurança de afirmar um dano que eventualmente tenha sido causado. Inclusive, quando o inquilino contesta, voltamos com ele para o imóvel e o vistoriador mostra que de fato aquela tomada ou chuveiro não estão funcionando. — Explica a coordenadora.
O ideal é que em todo processo de desocupação de imóvel o inquilino esteja com o vistoriador. Mas, na prática, nem sempre é possível. Quando isso acontece, é fundamental que o laudo de vistoria esteja completo, com todos os registros fotográficos feitos e os descritivos detalhados.
— O papel da vistoria na finalização do contrato é essencial. É onde você tá atestando pro proprietário se aquele inquilino tá ou não devolvendo o imóvel na condição que ele recebeu. E é lógico que quanto mais detalhamento ela tiver, melhor. Há quem conteste isso, tem aqueles que dizem que muita coisa também não é bom. Mas eu prefiro sempre mostrar tudo, do que depois aparecer algo que não foi evidenciado ali no relatório. – aponta Giselle.
Focada em inovação e em proporcionar cada vez mais facilidades aos seus clientes, Giselle projeta um futuro onde seja possível a transmissão ao vivo das vistorias, com a presença virtual tanto do inquilino, quanto do proprietário.
— Um dia, quem sabe, a gente consiga avançar pra uma vistoria virtual, onde inquilino e proprietário participem em tempo real. Acho que isso seria um avanço sensacional pro mercado. Seria uma tecnologia totalmente inovadora. Porque hoje as pessoas estão sem tempo para se deslocar até um imóvel. Eu gosto muito de pensar inovação, então isso, pra mim, seria sensacional. — comenta.
Hoje, a Gonzaga Imóveis, URBS e Lello fazem parte do hall de clientes atendidos pelo GrupoRV. Compartilhar suas experiências é uma maneira de mostrar não só a importância das vistorias, como também a relevância que esse serviço tem para as imobiliárias.
Sobre o Grupo RV
Presente em 607 cidades brasileiras, o GrupoRV é um verdadeiro hub de serviços imobiliários. Com tecnologia e metodologia própria, a empresa lidera o mercado de vistorias proporcionando relatórios imparciais, completos e detalhados. Além disso, ela ainda oferece contratação de seguros em segundos e uma esteira de locação e venda que possibilita o gerenciamento de diversos contratos ao mesmo tempo.