Realizar a compra um imóvel antigo, pode ser uma ótima oportunidade, para quem busca uma casa ou um apartamento, com mais estilo, personalidade e arquitetura charmosa, além da possibilidade da localização privilegiada, que valorize ainda mais o imóvel.
No entanto, é importante lembrar que, por conta do tempo, esses imóveis podem apresentar problemas estruturais, elétricos e hidráulicos, falta de manutenção, ocasionando assim, custos elevados com manutenções e reparos.
Continue a leitura do artigo, para explorar mais a fundo sobre a importância da vistoria em imóveis antigos e o que é preciso saber antes de fechar o negócio.
Antigo não é sinônimo de gasto ou deteriorado: Veja a importância da vistoria em imóveis antigos
A avaliação do estado de conservação dos imóveis antigos, e a realização de vistorias nesses ativos, torna o processo mais eficiente, para identificação de eventuais problemas, a fim de determinar, quais serão os custos de reformas e manutenções necessárias, para evitar maiores transtornos.
Vistoriar um imóvel antigo pode ser ainda mais importante do que vistoriar um imóvel novo, já que, com o tempo, as estruturas podem apresentar desgastes, que precisam ser identificados e resolvidos.
Existem determinadas áreas que precisam ser observadas minunciosamente para avaliação do local durante a vistoria em imóveis antigos, que incluem:
Estrutura: A verificação da estrutura do imóvel, é fundamental para apontar possíveis rachaduras, fissuras ou outros danos que comprometem a segurança da construção;
Elétrica: A fiação elétrica é uma das principais áreas de atenção em imóveis antigos, já que as instalações costumam ser antigas e inadequadas para a demanda atual;
Hidráulica: Avaliar o sistema hidráulico do imóvel, com a checagem de tubulações, caixas d’água, gordura e esgoto são importantes para identificar possíveis vazamentos e entupimentos ou até mesmo o colapso do sistema com um todo;
Telhado: O telhado é uma das áreas mais expostas às adversidades e ações do tempo, como por exemplo, telhas quebradas, que ocasionam infiltrações;
Revestimentos: Pisos, azulejos e pintura, precisam ser avaliados, para identificar os desgastes e danos necessários, para realizar possíveis trocas e reformas dos acabamentos;
Janelas e portas: É indispensável que as janelas e portas do imóvel, estejam em boas condições, pois são responsáveis pela ventilação, segurança dos moradores e a valorização do imóvel;
Infestação de pragas: Um imóvel antigo pode ser mais suscetível à infestação de pragas, como cupins e ratos, por isso, é importante verificar a presença desses indivíduos para realizar um controle efetivo de roedores.
Esses são apenas alguns dos pontos, que devem ser avaliados durante a vistoria de um imóvel antigo. Nós do GrupoRV, oferecemos a ajuda de um profissional capacitado para realizar a vistoria completa, garantindo segurança e a qualidade do imóvel.
Veja quais as diferenças entre a vistoria de um imóvel antigo e um imóvel novo
Quando um imóvel novo é avaliado, realiza-se a vistoria para garantir que todos os sistemas, instalações e acabamentos, estejam em boas condições e funcionando corretamente, uma vez que tudo é novo e não há histórico de uso anterior.
Os principais itens verificados em um imóvel novo, são o sistema elétrico e hidráulico, acabamento como pisos, paredes, teto, portas, janelas e instalações de equipamentos como ar-condicionado e ventilação.
Por outro lado, em um imóvel antigo, é feita a vistoria para identificar e avaliar os problemas já existentes e eventuais intercorrências como telhado danificado, fissuras, rachaduras, infiltrações, dentre outros vícios ocultos.
Logo, torna-se indispensável verificar se as instalações elétricas e hidráulicas foram atualizadas conforme as normas atuais, se a estrutura está em bom estado e se há a necessidade de renovação ou modernização.
Por que fazer uma vistoria em um imóvel antigo?
Imóveis antigos são atraentes por sua arquitetura e história. Mas atenção: alguns foram construídos há séculos e décadas. Por isso, precisam de uma observação mais detalhada.
Com o tempo, é comum que esses imóveis sofram desgaste e danos, além de possuírem instalações inadequadas. Portanto, a vistoria pode ajudar a determinar o valor real do imóvel, evitando que você pague mais pelo imóvel do que realmente ele vale.
CONCLUSÃO
Conheça as nossas soluções de vistoria para imóveis, entre em contato com nossos consultores e faça um excelente investimento!
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.
Jornalista responsável pela revisão: Ahmed Gharib Shehata – 02657 SC